Receitas da Fuinha

Este é um blog para que eu guarde minhas receitas e as ofereça aos meus amigos e a quem quiser vir nesta página me visitar. Não será coincidência não encontrar nenhum tipo de carne nos ingredientes: sou vegetariana. Entrem e fiquem à vontade!!!!!! Abração...

Wednesday, February 08, 2006

Coalhada Fresca e Coalhada Seca

Coalhada Fresca
A coalhada fresca pode ser obtida pela mistura de um iogurte natural à quantidade de leite desejada. Eu consigo obtê-la com maior facilidade nestas condições:

Deixar um pote de iogurte Paulista (não que eu queira fazer propaganda da marca, mas realmente fica melhor) fora da geladeira até ficar em temperatura ambiente. Bater um pacote de leite em pó Paulista (com o Paulista dá sempre certo, não sei por que...) com água - cada pacote rende três litros - e colocar numa panela. Levar ao fogo e esquentar até que não se aguente manter o dedo no leite. Desligar o fogo e misturar o iogurte até que esteja completamente dissolvido. Tampar a panela e deixar imóvel durante umas seis horas. Se após 12 horas ainda estiver líquido, levar ao fogo novamente até esquentar, sem ferver (mantenha o dedo no leite até não aguentar mais). Deixe tampado e imóvel.
Leve à geladeira - a coalhada está pronta.
Se você separar um copo desta coalhada, a receita pode ser repetida mais duas ou três vezes.

Coalhada seca
A colhada seca nada mais é do que a coalhada sem o soro. Por isso é só deixar a coalhada fresca escorrendo em um pano durante a noite na geladeira. Eu utilizo um filtro de café de lycra só para este fim. A consistência pode variar: quanto mais tempo escorrendo, mas consistente. É ótima para passar no pão...
Existe uma receita de coalhada seca que fica adocicada. Essa infelizmente eu não tenho, e se alguém tiver, por favor, me envie!! De qualquer maneira, esta eu adoro, prefiro mais que requeijão...

4 Comments:

At 10:41 AM, Blogger Unknown said...

Vou tentar fazer da sua forma!
obrigado pela receita!

 
At 10:41 AM, Blogger Unknown said...

Vou tentar fazer da sua forma!
obrigado pela receita!

 
At 7:25 AM, Anonymous Anonymous said...

Meu caro .. sua receita é 11!!
já fiz varias vz e todas deram certo .. uma delicia!! mas apanho na sêca .. já tentei filtro de café normal .. pano de prato ... mas ainda naum encontrei o filtro de LYCRA ... agora vou tentar com fralda de pano da minha neta !! Pode isso? abraçus, Luiz .. luizbonanno@terra.com.br

 
At 2:35 PM, Anonymous Anonymous said...

Se voce pegar a coalhada seca, adicionar uma colher de cha de baunilha ( ou duas, dependendo da quantidade de coalhada ) e adoçar (Eu no caso adoço com stevia por ser mais saudavel ) terá um iogurte delicioso. A e é importante bater bem com um fuet ou colher mesmo pra que fique na consistencia de iogurte. Beijos

 

Post a Comment

<< Home

CounterData.com

travel insurance
travel insurance Counter